12.2.12

E agora: inglês ou espanhol no vestibular?

Qual é a primeira razão para se estudar qualquer língua? É claro que essa é uma questão muito pessoal, todos concordaremos. Uns podem dizer que precisam de certo idioma para o trabalho, outros para o estudo, outros porque simplesmente gostam. Então, qual é a tua razão?

É importante pensar sobre isso, porque é isso que vai determinar a tua escolha entre o espanhol e o inglês na jornada que temos pela frente até o vestibular. Será que só pensar em números relacionados ao vestibular é o suficiente para escolher?

Esses dias vi algumas chamadas de marketing de cursinhos privados de Porto Alegre convidando possíveis alunos a estudar principalmente o espanhol, porque, segundo deles, é a língua que "dá mais pontos". Diziam que se o aluno gabaritasse as duas provas de línguas estrangeiras, ainda assim conseguiria mais pontos através do espanhol. Isso seria, então, razão suficiente para escolher essa língua.

Isso, isoladamente, convence? Pode ser que 50 pontos a mais nessa prova seja de fundamental importância para influciar numa aprovação ou reprovação no vestibular, concordo. Mas não podemos esquecer de todos os outros fatores que também influenciam nessa aprovação ou reprovação e, principalmente, na possibilidade de gabaritar uma prova de língua estrangeira. 

  • Que língua estrangeira você mais estudou? Com qual você se sente mais familiarizado?
  • Você tem alguma preferência por espanhol ou por inglês? Qual?
  • Que língua lhe será mais útil no futuro, ou, em outros palavras, de qual você mais necessitará?
  • Com que língua você tem mais contato, ou então, com qual delas você deseja ter mais contato?
  • Alguma delas parece ser mais importante para a área de estudo/trabalho que você escolheu?

Além dessas perguntas poderíamos pensar em muitas outras. No entanto, acredito serem elas fundamentais.  Se você não está confortável o suficiente com a língua estrangeira que está estudando, dificilmente gabaritará a prova. Se à primeira vista parece mais fácil acertar todas as questões de espanhol no vestibular, olhe de novo. Você precisa estudar muito para chegar lá e estar íntimo o suficiente com a prova. Espanhol não é português, por mais "parecido" que seja.

Ou seja, se é com o inglês que você passou mais anos da sua vida, se é com ele que às vezes você sonha, que é ele que prefere ler, ouvir ou falar, se ele lhe parece mais útil ou mais necessário, faça um favor a si mesmo: escolha o inglês.

Se não se identifica, então faça o contrário, escolha o espanhol. De qualquer forma, pense bem, olhe para si e para o mundo, não só para números. Não considere só aparências.

Estudar muito sempre faz a diferença, e a boa vontade pode levar ainda mais longe.

No comments:

Post a Comment